Donald Trump proíbe novamente tecnologia chinesa, agora até Maio de 2021

Donald Trump proíbe novamente tecnologia chinesa, agora até Maio de 2021

13/05/2020 1 Por Redacção

O presidente dos Estados Unidos prolongou a ordem executiva que data de Maio de 2019 e que bloqueia o acesso das empresas de certos países a tecnologia americana – com evidente destaque para a China, e por extensão à Huawei e à ZTE. O fundamento é, novamente, o de “risco à segurança nacional”.

Prosseguirá, portanto, a proibição da utilização de serviços tão comuns como a Play Store, nos novos aparelhos que a Huawei venha a lançar. Note-se que a situação afectou notoriamente a série P40, mas não afecta a mais recente série “P30 New Edition” – isto porque a mesma é simplesmente um relançamento da série P30… com uma nova cor. O hardware é o mesmo, portanto pode incluir o software americano – uma espécie de reciclagem.

A ordem executiva de Donald Trump não tem efeitos retroactivos e, portanto, não afecta as séries de telemóveis que tinham sido lançadas no passado, bem como eventuais actualizações de software disponibilizadas a esses aparelhos. Essa aparente benevolência poderá, no entanto, mudar no futuro – para as actualizações de software, as empresas barradas têm aproveitado uma licença temporária cedida pelo Departamento de Comércio dos EUA, mas a mesma expira no final desta semana e ainda não há detalhes sobre uma possível renovação.

Se gostou deste artigo, pode acompanhar o TechFive no Google News aqui. Dúvidas ou sugestões? techfive@techfive.pt