Apple adquire a empresa de realidade virtual NextVR

Apple adquire a empresa de realidade virtual NextVR

14/05/2020 1 Por Redacção

Não é tão raro quanto parece que a Apple faça aquisições – contam-se 7 nos últimos 12 meses, entre fotografia, inteligência artificial e até tecnologia para veículos autónomos – e hoje o gigante tecnológico concretizou a aquisição da NextVR, uma empresa especializada em soluções de realidade virtual. O 9to5Mac, que se dedica à actualidade da Apple, fala num investimento de 100 milhões de dólares.

Mas, afinal, o que é a NextVR, e porquê este negócio?

Esta empresa já estabeleceu parcerias relevantes no desporto, incluindo com a NBA e com Wimbledon, bem como no mundo da música, produzindo concertos em formato adaptado para realidade virtual. Em certos eventos mais relevantes, permitiu que utilizadores pudessem “viver” esse entertenimento de forma diferente, utilizando headsets da PlayStation ou da Oculus, duas empresas que têm feito um grande esforço nesta área (sendo que a Oculus é precisamente dedicada a isto).

Vídeo de apresentação da NextVR

Certamente que, como é tradição nestes negócios em que Golias adquire David, o interesse da Apple prende-se com patentes e conhecimento na área, e não com parcerias relacionadas com media – aliás, graças ao iTunes, a empresa da maçã terá todo o tipo de acordos nessa área. Os esforços recentes da Apple em desenvolver este novo paradigma de interacção entre dispositivo e utilizador poderão, agora, ser suplementados pela qualidade técnica da NextVR.

A Apple tem desenvolvido cada vez mais o ARKit, que é um conjunto de ferramentas que permite aos programadores adaptar as suas aplicações e conteúdo para realidade virtual ou realidade aumentada – um bom exemplo disto é a app IKEA Place, que permite ver como fica mobília num determinado espaço, utilizando apenas a câmara do iPhone ou iPad.

Breve demonstração do IKEA Place

Para já, a empresa norte-americana apenas confirmou a aquisição aos media relevantes na área de finanças e economia, como a Bloomberg ou a CNBC, e não revelou quaisquer planos técnicos para o futuro.

Se gostou deste artigo, pode acompanhar o TechFive no Google News aqui. Dúvidas ou sugestões? techfive@techfive.pt