Google e Facebook lançam alternativas ao Zoom

Google e Facebook lançam alternativas ao Zoom

14/05/2020 0 Por Redacção

Numa tentativa de recuperar alguma audiência perdida para ferramentas como o Zoom, a Google e o Facebook lançaram ao público geral software que também permite reuniões e videochamadas com várias pessoas: Google Meet e Messenger Rooms. Uma manobra que encontra sentido em dois pontos: ambas as empresas já tinham instrumentos de comunicação e passam a complementá-los com videochamada em larga escala, e provavelmente será mais fácil terem a confiança dos utilizadores: desde o princípio que o Zoom tem sido afectado por vulnerabilidades de segurança, entre invasões a reuniões, instaladores com vírus e gravações supostamente privadas a tornarem-se públicas.

O Google Meet é uma extensão de uma solução que já existia no G-Suite, o pacote de serviços que a Google comercializa para empresas e instituições. Permite, para já, conferências com até 100 participantes e sem limite de tempo – contudo, a Google poderá impor um limite de 60 minutos a partir de setembro.

O Messenger Rooms integra directamente com as apps do Facebook e do Messenger e permite conferências com até 50 pessoas, também sem limite de tempo.

Ambas as soluções estão disponíveis gratuitamente.

Se gostou deste artigo, pode acompanhar o TechFive no Google News aqui. Dúvidas ou sugestões? techfive@techfive.pt