Apple poderá lançar óculos inteligentes em 2022

Apple poderá lançar óculos inteligentes em 2022

15/05/2020 0 Por Redacção

A Apple poderá lançar uns óculos inteligentes – Apple Glasses – com realidade aumentada em 2022, comenta o MacRumors, blog especializado na empresa de Cupertino. O rumor volta numa altura em que a Apple concretizou uma aquisição na área da realidade virtual, mas tem o backing do analista Ming-Chi Kuo, que costuma estar muito bem informado sobre os novos projectos da empresa da maçã.

How to update your Oculus Quest in 2 different ways - Business Insider
O capacete de realidade virtual Oculus Quest

As últimas informações indicam que os óculos poderão ser bastante semelhantes a um qualquer capacete de realidade virtual – dá-se como exemplo o Oculus Quest, mas espera-se que tenha um design mais… Apple. Em termos de funcionalidades, analistas apontam que a primeira versão incluirá, pelo menos, um modo de lupa para ler texto pequeno, a possibilidade de identificar pessoas atrás de objectos e paredes, e um scanner 3D que permitirá compor um mapa virtual de uma sala ou escritório. Esse scanner será utilizado por aplicações relacionadas com realidade aumentada e permitirá a projecção de objectos em tamanho real, por exemplo.

Em termos de engenharia, espera-se que a Apple delegue o processamento de dados no iPhone, fazendo com que os óculos funcionem essencialmente como um monitor Bluetooth – mantendo o “trabalho pesado” no telemóvel, quer-se evitar que seja necessário carregar os óculos diariamente. A interacção do utilizador com o moderno aparelho poderá ser feita através de um painel de toque na lateral dos óculos, gestos ou voz, sendo que ainda está a ser estudada a forma mais eficaz e natural de o fazer.

Este não é o primeiro esforço de um gigante tecnológico para tornar inteligente a nossa visão – há que recordar o Google Glass, que em termos de público geral não progrediu muito para além de um protótipo caro, mas que encontrou algum sucesso nas rotinas de empresas como a DHL, a General Electric ou até mesmo a Samsung.

Demonstração do uso do Google Glass nas actividades da General Electric

Se gostou deste artigo, pode acompanhar o TechFive no Google News aqui. Dúvidas ou sugestões? techfive@techfive.pt