Facebook adquire a Giphy, plataforma de partilha de GIFs

Facebook adquire a Giphy, plataforma de partilha de GIFs

15/05/2020 0 Por Redacção

O Facebook completou hoje a aquisição da Giphy, uma plataforma de partilha de GIFs, cujos serviços já estavam disponíveis nas stories do Instagram, no Messenger e no WhatsApp. A informação foi confirmada pelo gigante tecnológico no seu blog, e o Axios avança que o valor do negócio ronda os 400 milhões de dólares.

via GIPHY

A equipa e serviços do Giphy vão ser integrados na equipa responsável pelo desenvolvimento do Instagram, promovendo uma sinergia mais específica entre ambas as plataformas. O Facebook menciona, também, que o Giphy manterá o seu normal funcionamento nas condições em que funciona hoje: total abertura a criadores de conteúdo e com acesso livre à sua biblioteca de GIFs, que é partilhada com parceiros (entre os quais o concorrente Snapchat). Os termos da aquisição assemelham-se, portanto, às compras do Instagram e do WhatsApp, que também permaneceram independentes do próprio Facebook.

O Giphy foi fundado em 2013 em Nova Iorque, com o objectivo de estimular comunicação totalmente visual. Ao longo dos anos, tornou-se numa plataforma popular para partilha de GIFs, tendo inicialmente integrações com o Facebook e com o Twitter, e mais tarde com o Instagram, o Snapchat, o WhatsApp, entre outras. Conta com mais de 300 milhões de utilizadores diários (números de 2018), somando os acessos directos ao seu site e os GIFs solicitados através de aplicações de terceiros.

Se gostou deste artigo, pode acompanhar o TechFive no Google News aqui. Dúvidas ou sugestões? techfive@techfive.pt