Apple vai incluir contact tracing no iOS 13.5

Apple vai incluir contact tracing no iOS 13.5

18/05/2020 0 Por Redacção

A Apple disponibilizou hoje a versão golden master do iOS 13.5, uma versão de teste que, funcionalmente, corresponde à versão que será disponibilizada ao público geral. A grande novidade é a inclusão do sistema de contact tracing, criado no âmbito da pandemia de COVID-19 e que tentará limitar a sua disseminação de forma automática e passiva.

A plataforma de contact tracing já tinha sido disponibilizada numa das versões beta do iOS 13.5, mas a permanência da mesma na versão golden master garante que o novo serviço ficará disponível para todos muito em breve. Foi criado um menu novo nas Definições do iOS para que os utilizadores possam, de forma opcional, fazer uso da nova funcionalidade, associando-a a uma aplicação produzida pela autoridade de saúde responsável.

Integração do contact tracing a nível do sistema operativo – via MacRumors

Em termos de privacidade e segurança, a Apple tenta colocar o controlo nas mãos do utilizador. O utilizador saberá quantas vezes a aplicação consultou os identificadores gerados pelo telemóvel no âmbito desta tecnologia, e poderá, a qualquer momento, eliminar as suas chaves ou desactivar o contact tracing por completo.

Estando o sistema de contact tracing disponível a partir da próxima versão do iOS, restam duas questões: quando é que as autoridades de saúde tornarão disponíveis as aplicações que podem usufruir da tecnologia, e quando é que a Google fará o mesmo? Aguardam-se desenvolvimentos nos próximos dias.

Recentemente, o TechFive analisou a proposta da Apple e da Google para este sistema que promete ajudar a limitar a disseminação do COVID-19, ponderando não só questões técnicas de funcionamento, mas também possíveis problemas com a privacidade dos utilizadores. O artigo que explica o contact tracing está disponível aqui.

Se gostou deste artigo, pode acompanhar o TechFive no Google News aqui. Dúvidas ou sugestões? techfive@techfive.pt