Google desenvolve “cabo inteligente” que permite controlo através de toque

Google desenvolve “cabo inteligente” que permite controlo através de toque

19/05/2020 0 Por Redacção

A Google desenvolveu um “cabo inteligente” – I/O braid – que é sensível ao toque, suportando gestos como puxões, apertões ou simplesmente um deslizar de dedos. Esta tecnologia é baseada nos seus e-textiles, que já são utilizados nos Google Home Mini e Google Nest Mini para responder a toques do utilizador.

Google Home Mini Review: It's Smart, but Not on Its Own | WIRED
No Google Home Mini, o volume é regulado tocando nas laterais

Este novo cabo permitirá ao utilizador interagir a partir de um conjunto de quatro gestos básicos: toque, apertões, puxões ou deslizes. Dependendo da utilização dada ao cabo, terá diferentes propósitos consoante o gesto: por exemplo, para controlo de música, permitirá parar/pausar, avançar ou regular o volume. Também se explora a possibilidade de o utilizar para navegar no telemóvel, ou em livros e artigos de notícias.

A interacção de um utilizador no controlo de música
Os fundamentos das interacções do utilizador com este novo sistema

Em testes preliminares, a Google obteve feedback favorável dos utilizadores em comparação com as soluções tradicionais, como o uso de botões ou de sistemas baseados em scrolling. O novo cabo brilhou especialmente em comparação com os botões, sobretudo no que concerne ao feedback ao toque.

Este tipo de cabo dá feedback aos utilizadores utilizando fibras iluminadas

Sendo tecnologia experimental, não há ainda uma data prevista para surgir um produto que a utilize, mas os responsáveis da Google esperam que “esta tecnologia promova o uso de microinteracções, melhorando os objectos físicos e mantendo a estética e o design industrial dos produtos”.

Se gostou deste artigo, pode acompanhar o TechFive no Google News aqui. Dúvidas ou sugestões? techfive@techfive.pt