Autocarros autónomos chegam ao Porto no Outono

Autocarros autónomos chegam ao Porto no Outono

20/05/2020 0 Por Redacção

Parece ficção científica, mas não é. A STCP, empresa responsável pela maioria dos autocarros no Porto, vai participar num projecto que trará autocarros autónomos às linhas que servem a zona da Asprela, onde se concentram a Faculdade de Medicina (e o Hospital de São João) e a Faculdade de Engenharia, por exemplo. O anúncio partiu da Câmara Municipal do Porto.

Os autocarros com condução autónoma chegam no âmbito do projecto FABULOS – sigla para Future Automated Bus Urban Level Operation Systems, financiado pela União Europeia – e existem em formato de minibus, sendo capazes de contornar carros estacionados e outros obstáculos. E para quem conhecer a zona da Asprela… bem, boa sorte nas horas de ponta.

Sensible 4 Begins Testing Self-Driving Vehicle Fleet in Finland ...
Autocarro sem condutor do projecto FABULOS

Os shuttles poderão ter, conforme necessário (motivos legais ou segurança) a presença de uma pessoa responsável pelo veículo, mas não terão motorista num sentido tradicional. Os responsáveis do projecto contam que seja possível “melhorar o nível do serviço” com recurso a esta solução.

Nesta fase de testes, o FABULOS chega a Portugal, à Holanda, à Noruega e à Grécia. Actualmente, está presente em Helsínquia desde 14 de Abril, com suporte através de aplicações móveis e de um centro de controlo remoto. Nessa capital nórdica, os autocarros correm numa via própria, com um limite de velocidade de 40 km/h.

Um autocarro do FABULOS, a realizar serviço regular em Helsínquia

No nosso país, há um investimento de sete milhões de euros para trazer esta mobilidade inteligente às ruas do Porto, com um apoio do fundo comunitário europeu Horizonte 2020.

Se gostou deste artigo, pode acompanhar o TechFive no Google News aqui. Dúvidas ou sugestões? techfive@techfive.pt