Facebook utiliza inteligência artificial para detectar fraudes

Facebook utiliza inteligência artificial para detectar fraudes

21/05/2020 0 Por Redacção

A partir de hoje, o Facebook passa a utilizar algoritmos de inteligência artificial que permitem detectar possíveis fraudes no Messenger. Isto pode ser útil para quem queira fazer negócios através do Marketplace, por exemplo.

O novo sistema consegue identificar comportamento suspeito analisando os padrões de uso de quem está envolvido na conversa. Isto significa que o Facebook não lê, nem precisa de ler, as suas mensagens. Alguns sinais que este processo tenta encontrar passam por demasiados pedidos de amizade em pouco tempo, ou muitas mensagens para quem não é “amigo” na rede social.

Como esta segurança se baseia em “pistas” – não é definitivo que alguém que envie pedidos de amizade esteja a tentar iludir outras pessoas, por exemplo -, são apenas dadas recomendações ao utilizador, e não há um bloqueio preventivo das mensagens. Ou seja, caso esteja em contacto com alguém malicioso, será alertado dessa possibilidade, e terá de decidir o que fazer a partir daí. E, por vezes, basta apenas pensar que algo pode estar errado, para se aperceber que realmente está…

Se gostou deste artigo, pode acompanhar o TechFive no Google News aqui. Dúvidas ou sugestões? techfive@techfive.pt