Google introduz novas funcionalidades no Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade

Google introduz novas funcionalidades no Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade

21/05/2020 0 Por Redacção

Hoje, 21 de maio – terceira quinta-feira do mês – assinala-se o Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade, e a Google escolheu esta data para dar a conhecer algumas ferramentas que permitem maior inclusividade e mais poder para os afectados. “O nosso objectivo é o de tornar toda a informação do mundo universalmente acessível para todos”, remata a tecnológica americana.

Action Blocks

Com os Action Blocks, o telemóvel Android passa a focar-se só nas tarefas que quer fazer, permitindo um acesso simplificado a actividades rotineiras, como fazer uma chamada para uma determinada pessoa, ou consultar a meteorologia.

Live Transcribe

O Live Transcribe, que permite transcrever conversas em tempo real, ganha novas funcionalidades, como o suporte para mais de 70 idiomas (incluindo o português), uma lista de termos personalizados para auxiliar na identificação de nomes ou palavras técnicas, e opções de pesquisa.

Sound Amplifier

O Sound Amplifier, que aumenta e clarifica o áudio ao reduzir ruído ambiente, passa a suportar auscultadores e colunas Bluetooth. Isto permite que, por exemplo, se coloque um telemóvel junto à televisão, com o áudio amplificado a ser emitido pelo aparelho sem fios. E para quem tiver um telemóvel Pixel, pode agora utilizar esta ferramenta nos conteúdos que está a ver no próprio equipamento, como no YouTube.

Google Maps

O Google Maps também sofreu alterações relacionadas com acessibilidade, permitindo aos utilizadores saber de antemão se os locais têm facilidade de acesso, e até em que áreas do local, como no estacionamento ou na entrada.

Se gostou deste artigo, pode acompanhar o TechFive no Google News aqui. Dúvidas ou sugestões? techfive@techfive.pt