Investigadores atingem velocidade de 44.2 Tbps com fibra óptica

Investigadores atingem velocidade de 44.2 Tbps com fibra óptica

23/05/2020 0 Por Redacção

Utilizando infraestrutura semelhante à que já existe, investigadores de universidades australianas conseguiram estabelecer uma ligação de 44,2 Tbps (44.200 Gbps, ou 44.200.000 Mbps), um novo recorde mundial. Para contexto, este recorde é quase 3,5 milhões de vezes superior à velocidade média de acesso em Portugal através de ligações fixas (12,9 Mbps, dados da Akamai em 2017).

O segredo está na forma como se utiliza a fibra, que é em tudo idêntica à que já se usa hoje em dia para manter o mundo interligado. Normalmente, os equipamentos utilizam vários lasers independentes para emitir dados através do canal óptico, mas os investigadores utilizam nova tecnologia – um microcomb, ou micro-pente, numa tradução livre. Este microcomb é um chip que consegue disseminar o sinal de forma mais eficiente e compacta, eliminando a necessidade de vários componentes para transmitir informação.

Internet traffic is growing 25% each year. We created a fingernail ...
Um microcomb – é do tamanho de uma unha

Obviamente que não se espera que estas velocidades cheguem ao consumidor final num futuro próximo – se é que alguma vez chegarão. Mas há aplicações importantes deste tipo de avanços ao nível dos fornecedores de serviços, que poderão tornar as suas redes mais eficientes, ao mesmo tempo que conseguem aguentar mais aparelhos em simultâneo.

Se gostou deste artigo, pode acompanhar o TechFive no Google News aqui. Dúvidas ou sugestões? techfive@techfive.pt