Mensagens RCS da Google passam a ter encriptação

Mensagens RCS da Google passam a ter encriptação

25/05/2020 0 Por Redacção

As mensagens enviadas por RCS/Chat na aplicação de mensagens da Google passarão a ter encriptação em breve, de acordo com o 9to5Google, que teve acesso à próxima actualização da app. O serviço passa, assim, a ter uma segurança equivalente à do WhatsApp ou do iMessage, com o conteúdo a não poder ser lido excepto pelo remetente e pelos destinatários.

O serviço de mensagens RCS/Chat está disponível em Portugal, depois da Google o ter implementado em substituição de todas as operadoras mundiais. A adopção por parte dos fornecedores de serviço estava a ser lenta, e em Portugal só mesmo a Vodafone tinha suporte oficial para a nova tecnologia – a NOS e a MEO continuavam sem comentar o tema.

A tecnologia RCS permite uma experiência mais semelhante às mais conhecidas aplicações de chat, como o Messenger e o WhatsApp, substituindo as “antigas” SMS e MMS. É possível enviar imagens e vídeos de maior dimensão através deste protocolo, bem como saber, para além de quando uma mensagem é entregue, se a mesma foi lida ou não.

Como o RCS funciona através da internet, pode ser utilizado tanto com dados móveis, como com Wi-Fi, e não tem qualquer custo adicional nas operadoras portuguesas. A Apple tem tecnologia semelhante no iMessage, mas não implementa este protocolo, mantendo o serviço totalmente nas suas mãos. Não há, portanto, comunicação directa entre clientes RCS e clientes iMessage, sendo necessário recorrer às SMS – mas isso é feito automaticamente pelas aplicações respectivas.

Se gostou deste artigo, pode acompanhar o TechFive no Google News aqui. Dúvidas ou sugestões? techfive@techfive.pt